Estudo de usuários de informação jurídica: bibliotecário e critérios de qualidade da informação

Autores

  • Genilson Geraldo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina - USFC

Palavras-chave:

Estudo de Usuários. Necessidades Informacionais. Informação jurídica. Bibliotecário. Qualidade da Informação.

Resumo

A informação necessita estar em conformidade com critérios de qualidade precisos e confiáveis, especialmente nos ambientes jurídicos. No Brasil, as publicações crescem diariamente, tais como normas e as mudanças na legislação. Nesse sentido, faz-se necessário conhecer as fontes informacionais e monitorar as mudanças, buscando satisfazer as necessidades dos usuários da informação jurídica. Nesta perspectiva, o estudo objetivou analisar a satisfação dos usuários da informação jurídica no atendimento de suas necessidades informacionais pelo Bibliotecário. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, cuja coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário estruturado a profissionais da área do Direito. Constatou-se que o nível de especificidade da informação jurídica é um fator decisivo e de suma importância na atuação profissional e que o nível de confiabilidade das fontes de informação jurídica, reconhecido pela grande maioria dos respondentes, está atrelado à apresentação de autoria e/ou autoridade. Quanto à precisão da informação, evidenciou-se que está ligada diretamente à consistência dos dados informacionais. Enfim, quanto ao reconhecimento e valorização do trabalho do bibliotecário, os pesquisados entendem ser extremamente importantes para o sucesso das assessorias jurídicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilson Geraldo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina - USFC

Professora de Graduação e Pós Graduação(PGCin) - Departamento de Ciências da Informação(DPTcin) / Centro de Ciências da Informação (CED) - Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Downloads

Publicado

2019-04-15

Edição

Seção

Artigos