O impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica

Autores

  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Fundação Dom Cabral (FDC)
  • Erik Paixão Amarante Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.
  • Renata de Souza França Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.
  • Paulo Isnard Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.
  • Eric de Paula Ferreira Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Palavras-chave:

Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Desempenho Organizacional.

Resumo

Para que a gestão do conhecimento impacte os rumos da empresa com inovações e vantagens competitivas, é necessário integrá-la à estratégia organizacional. Apesar de existirem estudos que apontam a correlação entre gestão conhecimento, desempenho organizacional e a estratégia organizacionais, a prática se torna divergente. As organizações estão cientes da importância da gestão do conhecimento, mas é preciso sair do campo do discurso e converter ações em resultados. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das práticas de gestão do conhecimento no desempenho organizacional, através de uma pesquisa quantitativa com a aplicação de um questionário survey em empresas de base tecnológica. A pesquisa, definida como quantitativa, utilizou o modelo empírico de Wu e Chen, para a validação das hipóteses definidas no estudo e a técnica de modelagem de equações estruturais foi aplicada. Os resultados obtidos possibilitam confirmar as relações existentes entre as cinco dimensões analisadas, além de identificar que dentre os construtos analisados, o processo de negócio foi o que apresentou maior influência sobre o desempenho organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Fundação Dom Cabral (FDC)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor da Fundação Dom Cabral (FDC)

Erik Paixão Amarante, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC.

Renata de Souza França, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC.

Paulo Isnard, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC.

Eric de Paula Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Edição

Seção

Artigos