Uso de fontes de informação por gestores de startups

Autores

  • Flavia de Souza Magalhães Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Frederico César Pereira FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG)

Palavras-chave:

Fontes de Informação, Uso de Informação, Gestão da Informação, Empreendedorismo, Startups.

Resumo

A pesquisa focalizou o uso de fontes de informação sobre o ambiente organizacional por gestores de startups. Buscou-se caracterizar a relevância dos setores do ambiente externo para o negócio, os fatores que motivam a busca de informação por parte do gestor, e o grau de relevância e confiabilidade das fontes de informação. A metodologia de pesquisa foi baseada na combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Para a coleta de dados quantitativos, foi utilizado um questionário online, por meio do qual foram obtidas 60 respostas. Após a análise de resultados, como método de pesquisa qualitativo, foram realizadas entrevistas com três gestores envolvidos com programas de incubação, aceleração e investimento em startups, para que os dados fossem discutidos. Os resultados demonstraram que os empreendedores reconhecem os clientes e a tecnologia como principais setores do ambiente externo que afetam seus negócios, e que há preocupação em buscar informações para gerar inovações e embasar decisões. Além disso, foi possível verificar a relevância e a confiabilidade atribuídas às fontes de informação internas, como sócios/empregados e bases de dados de suas próprias empresas, e a relevância de novas fontes digitais de informação, em detrimento de fontes tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia de Souza Magalhães Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação (UFMG), especialista em Gestão de Negócios (FDC) e Comunicação e Gestão Empresarial (PUC.Minas), e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (PUC.Minas).

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Fonseca, F. de S. M., Barbosa, R. R., & Pereira, F. C. (2019). Uso de fontes de informação por gestores de startups. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(1), 84–102. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22605

Edição

Seção

Artigos