Uso de fontes de informação por gestores de startups

Autores

  • Flavia de Souza Magalhães Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Frederico César Pereira FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG)

Palavras-chave:

Fontes de Informação, Uso de Informação, Gestão da Informação, Empreendedorismo, Startups.

Resumo

A pesquisa focalizou o uso de fontes de informação sobre o ambiente organizacional por gestores de startups. Buscou-se caracterizar a relevância dos setores do ambiente externo para o negócio, os fatores que motivam a busca de informação por parte do gestor, e o grau de relevância e confiabilidade das fontes de informação. A metodologia de pesquisa foi baseada na combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Para a coleta de dados quantitativos, foi utilizado um questionário online, por meio do qual foram obtidas 60 respostas. Após a análise de resultados, como método de pesquisa qualitativo, foram realizadas entrevistas com três gestores envolvidos com programas de incubação, aceleração e investimento em startups, para que os dados fossem discutidos. Os resultados demonstraram que os empreendedores reconhecem os clientes e a tecnologia como principais setores do ambiente externo que afetam seus negócios, e que há preocupação em buscar informações para gerar inovações e embasar decisões. Além disso, foi possível verificar a relevância e a confiabilidade atribuídas às fontes de informação internas, como sócios/empregados e bases de dados de suas próprias empresas, e a relevância de novas fontes digitais de informação, em detrimento de fontes tradicionais.

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Biografia do Autor

Flavia de Souza Magalhães Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação (UFMG), especialista em Gestão de Negócios (FDC) e Comunicação e Gestão Empresarial (PUC.Minas), e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (PUC.Minas).

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Publicado

2019-04-15

Edição

Seção

Artigos