Bibliotecas Públicas em cidades médias do estado do Amazonas, Brasil

Autores

  • Soraia Pereira Magalhães Universidade Salamanca

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Sistema de Bibliotecas Públicas, Cidades do Amazonas

Resumo

Consiste no resultado de estudo diagnóstico sobre bibliotecas públicas realizado nos municípios de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé, localizados no estado do Amazonas, Brasil. Apresenta dados de pesquisas de campo desenvolvidas entre os anos de 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017 que objetivavam identificar instalações físicas, bem como serviços, freqüência de usuários, atuação profissional e entre outras coisas, o nível de interação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Amazonas com os municípios. A pesquisa de cunho qualiquantitativo utilizou parâmetros metodológicos estabelecidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira que busca observar e entender o modo de viver dos cidadãos entre cidades amazônicas a partir de estudos da rede urbana. Sem se deter sobre aspectos teóricos da Geografia Urbana, apresenta as seis cidades consideradas médias no contexto amazonense, bem como um panorama das condições de suas bibliotecas públicas municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Pereira Magalhães, Universidade Salamanca

Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Amazonas, Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), Doutoranda no Programa de Doutorado Formación en la Sociedad del Conocimiento, pela Universidade de Salamanca, Espanha, sob a coordenação do Professor Dr. José Antonio Frías Montoya.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Magalhães, S. P. (2019). Bibliotecas Públicas em cidades médias do estado do Amazonas, Brasil. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(1), 147–168. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22608

Edição

Seção

Artigos