Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Patrícia Lopes Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)
  • Gercina Angela Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Organização e Representação do Conhecimento, Organização e Representação da Informação, Trilhas de Aprendizagem

Resumo

Objetivo: Apresentar resultados de revisão de literatura sobre estratégias de organização, representação e gestão de trilhas de aprendizagem. Método: Realizou-se revisão de literatura a partir de levantamento bibliográfico de publicações científicas entre 2011 e 2016, adotando-se como percurso metodológico as etapas de seleção de termos de busca; estabelecimento de parâmetros de busca; identificação de fontes para o levantamento bibliográfico; leitura exploratória, seletiva e analítica do material bibliográfico e análise quantitativa e qualilativa dos resultados. Resultados: Sobre as estratégias de organização de trilhas de aprendizagem, identificou-se o uso de vocabulários controlados, principalmente taxonomias e ontologias. No que se refere à representação de trilhas de aprendizagem, há propostas para organização do conhecimento, ou seja, abstrações que visam apresentar um modelo conceitual, e poucas soluções de visualização desse processo do ponto de vista do aprendiz. Quanto à gestão de trilhas de aprendizagem, observou-se escassez de estudos que contemplam essa temática. Conclusões: Foi possível constatar que há lacunas a serem preenchidas no que se refere ao desenvolvimento de metodologias para organização, representação e gestão de trilhas de aprendizagem, bem como em relação a aplicações empíricas de trilhas de aprendizagem com grupos de usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Lopes, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)

Mestre em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2012), Especialista em Produção em Mídias Digitais pela PUC Minas (2010), Especialista em Educação a Distância pelo Senac Minas (2009), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007). Atuou como Supervisora Pedagógica e Designer Instrucional no Senac Minas. Atuou como Professora Tutora no curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, oferecido pelo Senac Minas. Atualmente é Analista em Desenho Instrucional na Universidade Corporativa do Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro. Membro do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual.

Gercina Angela Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha, e pela Escola de Artes e Comunicação da USP. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG. Mestre em Science in Library Service - Clark Atlanta University. Bibliotecária pela Escola de Biblioteconomia da UFMG. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq, Nível 2. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro-PPM XII-2018 da FAPEMIG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento-PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Presidente Fundadora da Brazil Chapter of the Association for Information Science and Technology (Brazil-ASIS&T). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa RECRI (ECI/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais (UFF). Sub-Coordenadora do Curso Gestão e Arquitetura da Informação (GAI) do NITEG/ECI. Coordenou o PPGCI/UFMG de agosto/2009 a setembro de 2012. Atualmente é Membro da International Society for Knowledge Organization (ISKO) ISKO Scientific Advisory Board (2016-); membro do Comitê de Ciências Sociais Aplicadas, PRPQ/UFMG; membro da Congregação da ECI/UFMG; membro do Colegiado de Biblioteconomia da UFMG; membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Biblioteconomia da ECI/UFMG; e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento?PPGGOC/ECI/UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias e técnicas para Representação, Organização e Recuperação da informação e do Conhecimento. Sistema de Organização do Conhecimento (SOC)/Vocabulários Controlados. Compatibilização de linguagens de Indexação. Linguística Documentária. Mapa Conceitual. Bibliotecas digitais. Web Semântica (modelos, padrões, protocolos e linguagens).Linked Open Data. Produção de hipertextos. Interfaces Indutivas. Topic Maps (Mapa de Tópicos). Arquitetura da Informação. Automação de bibliotecas (projeto e avaliações de software). Cognição e sua aplicação na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, e nos processos de Recuperação da Informação.

Downloads

Publicado

2019-07-23

Edição

Seção

Artigos