Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico

Autores

  • Tatiana Sanches Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Palavras-chave:

Literacia da Informação, Formação de Utilizadores, Plágio, Escrita Académica, Citações e referências

Resumo

Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Sanches, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Bibliotecária, Licenciada em Letras, Mestre em Educação e Leitura, Doutora em Educação e Pos-Doc em Ciência da Informação, tem trabalhado em bibliotecas públicas desde 1993 e nas bibliotecas universitárias desde 2007. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e paralelamente dedica-se à investigação em temas como a literacia de informação, bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, escrita académica, entre outros, tendo já diversos livros, capítulos e artigos publicados, no panorama nacional e internacional.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Sanches, T. (2019). Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(3), 59–72. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630

Edição

Seção

Artigos