Ações e práticas sustentáveis na Biblioteconomia: Biblioteca Univali Campus Balneário Camboriú

Autores

  • Danielle Pinho Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cezar Karpinski Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Palavras-chave:

Biblioteca sustentável. Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade. Biblioteconomia.

Resumo

A Universidade do Vale do Itajaí possui 11 bibliotecas em seu Sistema Integrado de Bibliotecas da Univali – SIBIUN. Neste sistema, está a Biblioteca Comunitária Campus Balneário Camboriú inaugurada em agosto de 2011. De acordo com o discurso institucional, a construção desta Biblioteca seguiu os parâmetros da sustentabilidade e eficiência energética. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo descrever a eficácia das ações sustentáveis desenvolvidas por esta Biblioteca. Especificamente objetivou-se compreender o conceito de sustentabilidade, pesquisar em bibliografia específica artigos que contemplem o assunto “sustentabilidade” e discorrer sobre algumas práticas e projetos da própria Unidade de Informação. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa, optando pelos métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Discussões acerca da importância da adoção de práticas sustentáveis serão apresentadas. Os resultados indicam que há a necessidade de compreender melhor o que é sustentabilidade como um conceito integrador de práticas sociais, econômicas e ecológicas; que houve um boom de produção de artigos na área da Ciência da Informação no ano de 2017; e que a Biblioteca analisada é um exemplo de uma biblioteca sustentável por atender os princípios básicos de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Pinho Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Assistente de Biblioteca no Serviço Social do Comérico - SESC (Palhoça-SC). Pesquisa e atua na temática da sustentabilidade em Bibliotecas do Estado de Santa Catarina.

Cezar Karpinski, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Informação e Movimentos Sociais. Na área de História é especialista em História e Meio Ambiente, Rio Iguaçu (Séculos XIX e XX), Patrimônio Ambiental, Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, Hidrelétricas e História Oral. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Edição

Seção

Artigos