Política de avaliação de periódicos nas áreas de medicina: impactos sobre a produção editorial brasileira

Autores

  • Luiz Roberto Curtinaz Schifini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosângela Schwarz Rodrigues Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciência da Informação.

Palavras-chave:

Comunicação científica. Periódicos científicos. Qualis. Fator de impacto.

Resumo

Esta pesquisa trata das características dos periódicos de medicina classificados no Qualis A1. Por meio de análise quali-quantitativa identifica características editoriais dos periódicos A1 nas áreas de Medicina I, Medicina II e Medicina III a fim de estabelecer um perfil desses periódicos. As informações foram extraídas das plataformas Sucupira, Ulrichsweb, DOAJ, Scimago Journal Rank e Journal Citation Reports. Os resultados para o perfil dos periódicos foram homogêneos entre as três áreas de medicina, e demonstraram que: são editorados majoritariamente por entidades comerciais com predominância da editora Elsevier; que a mediana do fator unificado (Fator de Impacto ou Cites per Doc) é 5,365; que a periodicidade mais observada foi a mensal; que possuem em torno de 45 anos de existência; que 13% são de Acesso Aberto; que o país predominante é os Estados Unidos e que o idioma inglês é quase unanimidade. Conclui que as características editoriais observadas refletem a hegemonia de conglomerados comerciais no mercado da publicação científica, e que os periódicos brasileiros, majoritariamente de Acesso Aberto e financiados com recursos públicos, não possuem condições de competir com os títulos dessas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Curtinaz Schifini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosângela Schwarz Rodrigues, Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciência da Informação.

Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998 e 2004). Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciência da Informação, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: Acesso Aberto e Publicação Científica. Membro do conselho editorial do Portal de Periódicos da UFSC desde 2009. Estágio pós-doutoral na Universitat de Barcelona de maio de 2012 a abril de 2013. Bolsista de Produtividade do CNpq .

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Artigos