Mensuração do capital intelectual docente: avaliação e reconhecimento por meritocracia em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Leonardo Santos Ferreira Centro Universitário UNA
  • Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos Pedro Leopoldo Educacional Fundação Pedro Leopoldo
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Pedro Leopoldo Educacional Fundação Pedro Leopoldo

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Ativos Intangíveis, Mensuração do Capital Intelectual, IES Privada, Meritocracia

Resumo

As Instituições de Ensino Superior Privadas (IES), em sua grande maioria, não possuem modelo de avaliação de Ativos Intangíveis, impossibilitando a valorização dos seus docentes com base nos seus resultados, remunerando-os somente pela titulação. Esta pesquisa analisa um programa para mensurar o Capital Intelectual Docente numa IES Privada, visando à avaliação e ao reconhecimento por meritocracia. A pesquisa foi classificada como um estudo de caso descritivo. Foi utilizado uma abordagem qualitativa, na realização da entrevista com a Alta Direção e quantitativa, na aplicação de questionário para os professores. Foi também feita pesquisa documental, na análise do edital do Programa de Reconhecimento do Mérito Docente (PRMD), proposto pela IES pesquisada. Da população de 743 professores, 162 participaram da pesquisa. Os resultados apontaram algumas possíveis melhorias: extensão da amplitude do Programa, mudanças na comunicação interna, revisão do critério de pontuação e mensuração do programa, o uso do currículo Lattes para extrair as atividades acadêmicas dos docentes, mudança das políticas internas, melhoria dos sistemas de informações e melhor valorização dos colaboradores. Conclui-se que o uso correto das estratégias e dos indicadores adequados para o gerenciamento dos Ativos Intangíveis pode agregar valor para os docentes e para a instituição.

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Biografia do Autor

Leonardo Santos Ferreira, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo - FPL Professor do Centro Universitário UNA

Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos, Pedro Leopoldo Educacional Fundação Pedro Leopoldo

Professora do Corpo Permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Doutora em Ciência da Informação - UFMG

Frederico Cesar Mafra Pereira, Pedro Leopoldo Educacional Fundação Pedro Leopoldo

Professor do Corpo Permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Doutor em Ciência da Informação - UFMG

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Ferreira, L. S., Vasconcelos, M. C. R. L., & Pereira, F. C. M. (2019). Mensuração do capital intelectual docente: avaliação e reconhecimento por meritocracia em uma instituição de ensino superior. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(4), 112–131. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22643

Edição

Seção

Artigos