Mensuração do capital intelectual docente: avaliação e reconhecimento por meritocracia em uma instituição de ensino superior
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Ativos Intangíveis, Mensuração do Capital Intelectual, IES Privada, MeritocraciaResumo
As Instituições de Ensino Superior Privadas (IES), em sua grande maioria, não possuem modelo de avaliação de Ativos Intangíveis, impossibilitando a valorização dos seus docentes com base nos seus resultados, remunerando-os somente pela titulação. Esta pesquisa analisa um programa para mensurar o Capital Intelectual Docente numa IES Privada, visando à avaliação e ao reconhecimento por meritocracia. A pesquisa foi classificada como um estudo de caso descritivo. Foi utilizado uma abordagem qualitativa, na realização da entrevista com a Alta Direção e quantitativa, na aplicação de questionário para os professores. Foi também feita pesquisa documental, na análise do edital do Programa de Reconhecimento do Mérito Docente (PRMD), proposto pela IES pesquisada. Da população de 743 professores, 162 participaram da pesquisa. Os resultados apontaram algumas possíveis melhorias: extensão da amplitude do Programa, mudanças na comunicação interna, revisão do critério de pontuação e mensuração do programa, o uso do currículo Lattes para extrair as atividades acadêmicas dos docentes, mudança das políticas internas, melhoria dos sistemas de informações e melhor valorização dos colaboradores. Conclui-se que o uso correto das estratégias e dos indicadores adequados para o gerenciamento dos Ativos Intangíveis pode agregar valor para os docentes e para a instituição.Downloads
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Publicado
2019-12-06
Como Citar
Ferreira, L. S., Vasconcelos, M. C. R. L., & Pereira, F. C. M. (2019). Mensuração do capital intelectual docente: avaliação e reconhecimento por meritocracia em uma instituição de ensino superior. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(4), 112–131. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22643
Edição
Seção
Artigos