Gestão de dados: uma abordagem bibliométrica

Autores

  • André José Ribeiro Guimarães Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Cicero Aparecido Bezerra Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Resumo

Emprega técnicas bibliométricas para identificar as características primordiais da produção de artigos científicos sobre Gestão de Dados. De natureza aplicada, abordagem quantitativa e caráter exploratório, a pesquisa faz uso de um levantamento nas bases de dados Web of Science, SCOPUS, ScienceDirect e Emerald, recuperando um total de 3.683 artigos científicos publicados entre 1963 e 2018. Revela a tendência de crescimento no ritmo de publicações sobre o tema abordado, que obteve seu auge em 2017 com 210 artigos publicados. Pela amostra, coloca Yin Zang como autor mais produtivo com 18 documentos e, pela análise de rede, coloca H. Garcia-Molina como autor mais influente. Entre as palavras-chave mais recorrentes, destaca além dos conceitos relacionados à tecnologia da informação, o termo “human” como um dos mais influentes. A análise dos periódicos ressalta a superioridade das fontes voltadas a pesquisas sobre tecnologia, com predomínio do tema “bancos de dados”, mas também destaca a presença de revistas da área médica e correlatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André José Ribeiro Guimarães, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Possui graduação em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de design digital, atuando como desenvolvedor web desde 2005. A partir de 2012, voltou a atuar na área acadêmica, principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, gestão do conhecimento, inovação, criatividade, mineração de textos e bibliometria. Atualmente é aluno do doutorado no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação.

Cicero Aparecido Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Possui graduação em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e estágio pós-doutoral em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). É professor Associado nível II da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência profissional em desenvolvimento, implantação e gestão de Sistemas de Informação e, Processos de Produção. Enquanto docente, leciona disciplinas alinhadas ao desenvolvimento de Sistemas de Informação e Análise de Dados. Como pesquisador, tem voltado sua atenção aos Métodos e Técnicas de Análise de Dados, aplicados à Gestão do Conhecimento e Inovação.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Artigos