Representação em SKOS de um microtesauro de conhecimentos estratégicos nas organizações

Autores

  • Marilia Winkler de Morais Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
  • Janailton Lopes Sousa Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.
  • Rogério Aparecido Sá Ramalho Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.

Resumo

A retórica acerca da necessidade de se explorar ferramentas que contribuam para o crescimento ordenado da Web pelo prisma das transformações que o avanço tecnológico tem causado na sociedade é cada vez mais substancial. Sendo assim, métodos de organização da informação são de expressiva importância para garantir não apenas a recuperação da mesma, mas igualmente promover a transposição das fronteiras culturais e geográficas de acesso à informação. Nesse cenário, ressaltam-se os Sistemas de Organização do Conhecimento (Knowledge Organization Systems) como ferramentas que englobam todos os tipos de esquemas que visam promover a gestão do conhecimento, como esquemas de classificação, cabeçalhos de assunto, tesauros, ontologias, entre outros. Em 2009, a Word Wide Web Consortium apresentou o SKOS – Simple Knowledge Organization System como um modelo que tem se destacado na padronização de recursos informacionais na Web, pois fornece uma maneira de representar os Sistemas de Organização do Conhecimento tradicionais permitindo que eles sejam legíveis por máquinas. Considerando a crescente tendência de elaboração de tesauros para utilização em ambientes digitais, destacamos o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação, publicado em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, como instrumento fundamental para recuperar e acessar informações com precisão. Sem dúvidas, sua transposição para a Web representa ainda mais um avanço para a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Portanto, o presente trabalho se dedica à avaliação da conversão da categoria “Informação e Conhecimento Estratégicos nas Organizações” do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação em um microtesauro em SKOS. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico e metodológico que se propõe a abordar os temas de representação, organização e disponibilização de vocabulários em ambientes digitais. Caracteriza-se, também, como pesquisa de natureza aplicada e exploratória uma vez que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática. O presente estudo evidenciou que o SKOS se apresenta como uma opção de baixo custo, favorece maior interoperabilidade entre vocabulários a partir da integração de diferentes conjuntos de dados e tem expressiva contribuição para o aperfeiçoamento das tradicionais ferramentas de recuperação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Winkler de Morais, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Desenvolveu pesquisa na área de representação da informação em ambientes digitais com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Foi membro do Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia e Ciência da Informação (PET BCI) em 2015. Realizou estágio na área de indexação de imagens digitais junto a Empresa Pioneira de Televisão - EPTV Central.

Janailton Lopes Sousa, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e representação conhecimento, vocabulários controlados, tecnologias semânticas, Linked Data, Big Data, repositórios digitais, sumarização de textos, Content Manager System, metabuscadores e arquitetura da informação na web.

Rogério Aparecido Sá Ramalho, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.

Professor Associado vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Possui graduação em Ciência da Computação (2003), mestrado em Ciência da Informação (2006) e Doutorado em Ciência da Informação (2010) pela Universidade Estadual Paulista. Parecerista de ad hoc de periódicos e eventos científicos na área de Ciência da Informação e membro de associações de científicas, como: International Society for Knowledge Organization (ISKO), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e International Association for Ontology and its Applications (IAOA). Líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias de Organização e Representação de Informações (NeTORI). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em sistemas de Representação e Organização de Informações, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias semânticas, Representação da Informação na Web, ontologias, modelagem de dados e aspectos éticos das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

de Morais, M. W., Sousa, J. L., & Sá Ramalho, R. A. (2019). Representação em SKOS de um microtesauro de conhecimentos estratégicos nas organizações. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(4), 187–198. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22648

Edição

Seção

Artigos