Tecnologia da Informação e Desempenho da Gestão Documental em uma Universidade Federal
Resumo
Esta pesquisa investigou a percepção de gestores e usuários sobre a influência da tecnologia da informação no desempenho da gestão documental em uma universidade federal. A elaboração da estrutura conceitual de análise foi guiada pelos fundamentos do Balanced Scorecard. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental foram utilizadas para a coleta dos dados. Como resultados identificou-se um amplo espectro de possibilidades de contribuição da tecnologia da informação. De forma geral, estas possibilidades estão relacionadas à satisfação dos usuários, à qualidade dos processos documentais, à capacidade de aprender, inovar, e melhorar a gestão documental, e à otimização dos recursos financeiros da gestão documental e consequentemente da organização. Na universidade pesquisada, esta contribuição é parcial e incipiente. A maximização do apoio da tecnologia da informação ao desempenho da gestão documental depende de questões de natureza humana e social, além daquelas de ordem tecnológica.Downloads
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Publicado
2020-04-06
Como Citar
Morais, S. C. B., Mussi, C. C., Lima, M. A. de, & Pinto, M. D. de S. (2020). Tecnologia da Informação e Desempenho da Gestão Documental em uma Universidade Federal. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(1), 3–30. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22651
Edição
Seção
Artigos