Teoria da contingência no contexto capacitante da biblioteca multinível

Autores

  • Jobson Louis Santos de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Teoria da Contingência 1. Criação de conhecimento 2. Competência em informação 3. Biblioteca Multinível 4. Ciência da Informação 5.

Resumo

Objetiva refletir sobre a aplicação da abordagem contingencial no contexto capacitante da biblioteca multinível. Metodologicamente, consiste em um estudo teórico reflexivo, de natureza qualitativa, que fez uso da técnica bibliográfica. A discussão abrange a perspectiva conceitual do Ministério da Educação acerca do Plano de Contingência, os desafios para a biblioteca multinível brasileira quanto a elaboração deste a partir da exigência dos instrumentos de avaliação dos cursos superiores do governo brasileiro e a importância de um contexto favorável a criação de conhecimento para o atendimento das demandas emergenciais. O resultado do estudo evidencia a necessidade de um contexto capacitante, conforme a perspectiva conceitual de Krogh, Ichijo e Nonaka, que oportunize não somente a criação de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competência em informação necessária para a elaboração, execução e avaliação do Plano de Contingência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Docente no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Docente Titular do Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Almeida, J. L. S. de, Garcia, J. C. R., & Freire, G. H. de A. (2020). Teoria da contingência no contexto capacitante da biblioteca multinível. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(1), 160–178. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22657

Edição

Seção

Artigos