Rede social empresarial – uma proposta de abordagem interdisciplinar, mutltiteórica e integrativa

Autores

  • Adriana Landim Quinaud Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Rede social empresarial. Mídia social empresarial. Comunicação organizacional. Laço social. Affordances.Troca social. Memória coletiva.

Resumo

Esta pesquisa mapeou como as teorias científicas discutem diferentes facetas da Rede Social Empresarial - RSE. O objetivo é fornecer um estudo que organize parte do conhecimento existente na interseção de estudos de mídia e ciência da rede. Como um mapa de campo, destina-se a pensar em diversos tipos de vínculos envolvidos em uma perspectiva relacional sobre a RSE. A revisão da literatura identificou 15 teorias, quatro foram selecionadas: a teoria do Capital Social analisa a capacidade da rede de ligar as pessoas entre si; a teoria da Affordance analisa os recursos que a ela oferece; a motivação para participar é analisada através da teoria da Troca Social; e um dos principais desafios das organizações em geral, a localização da expertise é analisada pela teoria da Memória Transativa. Essas teorias não esgotam as possíveis bases teóricas para a conceitualização da RSE, mas se mostraram de fato apropriadas para explicar importantes processos organizacionais na busca de uma visão mais integral. Por fim, é apresentado o Mapa Conceitual com os principais conceitos-chave relacionados às teorias e suas interconexões no intuito de ajudar a criar uma melhor compreensão da integração existente entre elas e servir de instrumento para estatuir o conhecimento criado.

Biografia do Autor

  • Adriana Landim Quinaud, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) na linha de pesquisa Mídia e Conhecimento, Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento e membro dos Grupos de Pesquisa Mídia e Convergência (MidiaCon) e Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas (LAMID) CNPQ/UFSC e LAMID. E-mail: adrilq@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-04-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rede social empresarial – uma proposta de abordagem interdisciplinar, mutltiteórica e integrativa. (2020). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(1), 232-262. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22660