Biblioteca e educação em interlocução: repatriar luz/esperança

Autores

  • Alcenir Soares dos Reis

Resumo

Discute-se a relação biblioteca e educação e aponta-se que a interlocução entre as instituições ainda não se realiza da forma proposta no nível do discurso. Destaca-se que apesar do reconhecimento da necessidade dessa interação a situação paradoxal permanece, ou seja, bibliotecários e professores ainda atuam separadamente. Argumenta-se sobre a identidade educativa presente nas duas funções, considerando que o cerne de ambas é a dimensão informacional. Aponta a relevância dos processos reflexivos como elemento importante para orientar a ação. Propõe-se o repensar da atuação dos profissionais, através da conjugação de uma perspectiva utópica, da competência e do compromisso profissional. Advoga a relevância de que a juventude participe dos bens culturais como mecanismo de esperança e cidadania. Indicam-se algumas possibilidades de concretizar a interlocução biblioteca e educação e defende-se, a importância de viabilizar a tríade informação, conhecimento e imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

dos Reis, A. S. (2014). Biblioteca e educação em interlocução: repatriar luz/esperança. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 48–63. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22667

Edição

Seção

Artigos