Bibliotecas Públicas e escolares nos discursos de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto: acervos e práticas de leituras

Autores

  • Marcus Vinicius Rodrigues Martins

Resumo

Apresenta um panorama dos discursos educacionais de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto que, nas décadas de 1930 e 1940, lutaram por uma educação pública, leiga e de qualidade. O artigo relata o engajamento de ambas com questões ligadas às Bibliotecas Públicas e Escolares e recupera as ideias de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto sobre temas como: a escolha de livros para crianças; a construção de uma literatura infantil com características e peculiaridades próprias; projetos educativos; formação do acervo e os estudos sobre as leituras de crianças e jovens. Além disso, são descritas algumas experiências daquela que é considerada a primeira biblioteca pública infantil no Brasil, o “Pavilhão Mourisco”, iniciativa de Cecília Meireles, assim como os projetos de leitura voltados para crianças, adolescentes e adultos de Armanda Álvaro Alberto. Ademais, discute-se a importância das bibliotecas para o desenvolvimento sócio-educativo de crianças, jovens e adultos e a presença decisiva do bibliotecário como mediador da tríade livro-leitura-biblioteca.

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Publicado

2014-12-12

Como Citar

Martins, M. V. R. (2014). Bibliotecas Públicas e escolares nos discursos de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto: acervos e práticas de leituras. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 227–241. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22678

Edição

Seção

Artigos