Pesquisa e extensão no contexto da ECI: trajetória histórica e perspectivas futuras para a graduação

Autores

  • Eliane Cristina de Freitas Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabrício José Nascimento da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Pesquisa, Extensão, Escola de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia

Resumo

A trajetória da pesquisa e da extensão na Escola de Ciência da Informação da UFMG tem como importantes marcos a criação da Revista da Escola de Biblioteconomia e do Carro-Biblioteca, respectivamente, na década de 1970. Não obstante, o maior impulso à realização tanto de atividades extensionistas quanto de pesquisa se dá por meio de políticas sistemáticas de fomento, especialmente as instituídas no âmbito da pesquisa, a partir da década de 1990. Desde então, nota-se a vocação da Escola para pesquisas aplicadas, por um lado, e para atividades extensionistas de fomento à leitura e democratização da informação, por outro. É crescente a diversidade de temáticas e metodologias nas atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito da graduação da Escola de Ciência da Informação a partir dos anos 2010, reflexo da oferta dos cursos de Arquivologia e Museologia, o qual também é sentido nas atividades extensionistas, que se abrem para intervenções sociais no campo da memória e do patrimônio. Dito isso, o texto aqui constituído resgata as diretrizes norteadoras dos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos em nível de graduação no percurso histórico da ECI e ressalta suas perspectivas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Cristina de Freitas Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Formada em Ciência da Computação e Comunicação Social (Habilitação Radialismo), mestre em Comunicação Social, doutora em Ciência da Informação. É professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação, lecionando em todos os cursos de graduação da ECI. Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa da ECI/UFMG.

Fabrício José Nascimento da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário, mestre e doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Atualmente professor Adjunto I da Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG nas modalidades graduação e pós-graduação. Coordenador do Cenex da ECI/UFMG.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Rocha, E. C. de F., & Silveira, F. J. N. da. (2015). Pesquisa e extensão no contexto da ECI: trajetória histórica e perspectivas futuras para a graduação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 1–23. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22687

Edição

Seção

Artigos