Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da Capes: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema

Autores

  • Beatriz Valadares Cendon
  • Juliana Lopes de Almeida Souza
  • Nádia Ameno Ribeiro

Palavras-chave:

Estudos de uso e usuários, Satisfação do usuário de informação, Portal de Periódicos Capes.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada buscou verificar o grau de sucesso de usuários do Portal CAPES na busca por um periódico específico e as razões para os casos de insucesso. A metodologia utilizada foi quantitativa com coleta de alguns dados qualitativos. O estudo analisou, utilizando estatística descritiva, duas questões de um questionário sobre a satisfação dos usuários do Portal, as quais foram respondidas por 930 docentes de 17 universidades, das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Os resultados mostram que 645 (70%) dos pesquisadores quase sempre ou frequentemente obtêm sucesso ao procurarem por um periódico específico no Portal. Os pesquisadores menos bem sucedidos são os da área de Lingüística, Letras e Artes. Para 76% dos pesquisadores, a razão principal para a não obtenção de sucesso é a indisponibilidade do periódico no Portal. Respostas às questões abertas mostraram, também, que, mesmo estando o periódico no Portal, especialmente para literatura mais antiga, pode ocorrer a falta do fascículo específico buscado ou, ainda, estando o fascículo presente no Portal, o acesso ao texto completo do artigo procurado pode não ser permitido. Razões para insucesso na busca relacionadas a fatores tais como usabilidade, dificuldades com idiomas, falta de treinamento e dificuldades de acesso foram menos citadas pelos respondentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-29

Como Citar

Cendon, B. V., Souza, J. L. de A., & Ribeiro, N. A. (2011). Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da Capes: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 16(2), 67–100. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22726

Edição

Seção

Artigos