Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infanto-juvenil de uma biblioteca escolar
Resumo
Essa pesquisa foi baseada no trabalho de MIRANDA; POMÉIA; BUENO (2004), o qual defende que fatores culturais e a faixa etária dos alunos são questões que influenciam na percepção humana, e entende que algumas imagens são convencionalmente designadas para diferentes culturas (como a norte-americana e a brasileira). A presente proposta não teve a pretensão de substituir as notações utilizadas para a classificação de assuntos em bibliotecas, amplamente difundidas (notações numéricas da CDD, CDU, etc), mas sim, sugerir o que esta pesquisa denomina de “rotulação” destes assuntos através de imagens, para que melhor possam representá-los. Acredita-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: ordenamento mais claro dos materiais da biblioteca. Sugere-se o desenvolvimento desse sistema de imagens de classificação como forma alternativa de organização de bibliotecas contendo em seu acervo literatura infanto-juvenil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-15
Como Citar
Ramos, C. R., Dziekaniak, G. V., Santiago, V. D., & Munhoz, D. P. (2011). Imagem e percepção humana: alternativa aplicada na classificação da literatura infanto-juvenil de uma biblioteca escolar. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 16(4), 55–72. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22745
Edição
Seção
Artigos