Tecnologia e informação em saúde: modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar

Autores

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão
  • Ivan Luiz Marques Ricarte
  • Aline Priscila Daura

Palavras-chave:

Ensino, Informação, Tecnologia, Saúde, Transdisciplinaridade

Resumo

Considerando conceitos básicos sobre tecnologia, informação e saúde; a observação de propostas curriculares; a análise de softwares e hardwares destinados ao campo da saúde, e a análise crítica da literatura, esta pesquisa focou-se na questão de como formar profissionais do campo da informação e do campo da informática que possam melhor solucionar as problemáticas relacionadas ao contexto da saúde. Para tanto, elaborou-se como hipótese inicial um modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar que abarca quatro aspectos: interação entre docentes e discentes de diferentes áreas; integração entre o contexto externo e o contexto da instituição educacional; condições institucionais; sistematização de um projeto de ensino-aprendizagem. Para analisar tal hipótese, adotou-se um método qualitativo, qual seja, a pesquisa-ação, durante o período de ano, no qual foram ofertados dois cursos, com duração de 60 horas cada um e participação de 35 alunos. Como resultado da pesquisa, o modelo proposto se mostrou adequado para o ensino-aprendizagem em tecnologia e informação em saúde, sendo enfatizados parâmetros do contexto educacional transdisciplinar, como a competência linguística, a harmonizacao conceitual, os padrões éticos, a linguagem dos textos selecionados, e a relação entre as problemáticas discutidas no contexto externo e interno.

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Publicado

2011-09-15

Como Citar

Galvão, M. C. B., Ricarte, I. L. M., & Daura, A. P. (2011). Tecnologia e informação em saúde: modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 16(4), 73–94. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22746

Edição

Seção

Artigos