Inovação na fabricação de cervejas especiais na região de Belo Horizonte
Palavras-chave:
inovação, cervejas artesanais, cultura cervejeira, disseminação do conhecimento.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar os processos de inovação na fabricação de cervejas especiais na grande Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se conceitos como cervejas especiais, inovação, empreendedorismo e gestão do conhecimento. O foco teórico foi concentrado na evolução da indústria cervejeira, no processo de inovação e nas diversas tipologias adotadas pelos autores tradicionais que são referência no tema. Autores como Schumpeter, e os mais recentes como Tidd, Bessant & Pavitt (2008) auxiliaram na definição de inovação usada neste trabalho. A coleta de dados deu-se através de entrevistas com atores da produção de cervejas especiais, da observação em painel setorial, em mesa redonda em evento do setor, além de pesquisa documental. Os sujeitos pesquisados foram os atores envolvidos com cervejas especiais, como: microcervejeiros, homebrewers e consultores do setor. As conclusões indicam que a inovação tem sido importante para aqueles que atuam com esse tipo de cerveja, seja pela diferenciação do produto, pelo atendimento às exigências do mercado e por uma atuação incipiente em redes sociais para transmissão do conhecimento. Os resultados da pesquisa mostraram evidências da ocorrência de inovação no setor cervejeiro artesanal, em particular, as incrementais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-04
Como Citar
Ferreira, R. H., Vasconcelos, M. C. R. L., Judice, V. M. M., & Neves, J. T. de R. (2011). Inovação na fabricação de cervejas especiais na região de Belo Horizonte. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 16(4), 171–191. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22750
Edição
Seção
Artigos