A situaçao atual da indexaçao nas tarefas bibliotecárias

Autores

  • Mariângela Spotti Lopes FUJITA
  • Maria Del Carmen Agustin Lacruz
  • Raquel Gómez Diáz

Palavras-chave:

Indexação de livros, Ensino de indexação, catalogação de assuntos

Resumo

Na atualidade a atribuição dos descritores de assuntos ou indexação do conteúdo dos livros, nem sempre está associada ao contexto concreto de cada biblioteca, provocando, em muitos casos, que a recuperação por assuntos não resulte adequada. Neste trabalho analisam-se os principais desafios e perspectivas da indexação dos livros, os avanços de análises de assuntos nos catálogos de bibliotecas, examinam-se procedimentos, instrumentos, regras e condutas utilizadas nas análises e representação do conteúdo dos livros. Também se mostra a interação entre o ensino, a pesquisa e a atuação profissional necessária para que os estudantes possam desenvolver competências na análise, na representação e na procura da informação, assim como os princípios – provavelmente menos evidentes– da organização do conhecimento. Este trabalho coloca em evidência que as políticas de gestão da informação, mais quantitativas que qualitativas, deixam num segundo plano o processamento intelectual do conteúdo prejudicando, desta maneira, a recuperação por assuntos através do catalogo da biblioteca. Finalmente, se recolhe uma serie de propostas docentes relacionadas com a atribuição de descritores de assuntos em contextos bibliotecários.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

FUJITA, M. S. L., Lacruz, M. D. C. A., & Diáz, R. G. (2011). A situaçao atual da indexaçao nas tarefas bibliotecárias. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(1), 94–109. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22766

Edição

Seção

Artigos