Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Biblioteca universitária, acessibilidade, deficiente visual, acesso à informação, Biblioteca Braille José Álvarez de AzevedoResumo
As bibliotecas universitárias precisam ser acessíveis para que possam atender as necessidades informacionais diversas do público que as procura, tais como os deficientes visuais. Elas fazem parte do processo de desenvolvimento acadêmico do estudante com deficiência visual, cumprindo sua função primordial de apoiarem as pesquisas e promoverem o acesso à informação. Para que isso ocorra, deve haver uma preocupação por parte das universidades com a adaptação e estrutura voltada para atender esse tipo de usuário. O bibliotecário é responsável por intermediar o acesso à informação, permitindo que os deficientes visuais possam usufruir desse acesso. Com base na experiência da Biblioteca Braille José Álvarez de Azevedo em Goiânia e na literatura sobre o assunto foram feitas algumas sugestões de equipamentos e softwares direcionados para os deficientes visuais em bibliotecas universitárias. Conclui-se que softwares e equipamentos são instrumentos importantes para o deficiente visual ter acesso à informação, bem como o preparo dos profissionais para atendê-lo. Com bons recursos disponíveis gratuitamente no mercado, as bibliotecas universitárias podem equipar seus espaços de apoio ao deficiente visual, inclusive o acesso à Internet.Downloads
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Publicado
2011-11-03
Como Citar
Fialho, J. (2011). Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitárias. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(1), 153–168. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22769
Edição
Seção
Artigos