Modelo conceitual de comunicação da informação para estudos de interação informacional baseado em competências conversacionais em serviço de referência

Autores

  • Fernandez Kenji Inazawa
  • Sofia Galvão Baptista

Palavras-chave:

comunicação da informação, transferência da informação, competências conversacionais, serviço de referência

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir um modelo conceitual de comunicação da informação aplicável a estudos de interação entre usuário e bibliotecário baseado em “competências conversacionais” em serviço de referência. Na ciência da informação, o fenômeno das “competências conversacionais” estaria no âmbito da transferência ou da comunicação da informação? Seria o modelo de Shannon e Weaver o mais apropriado para explicar esse fenômeno? Refletindo-se sobre a primeira pergunta, parece haver uma certa confusão conceitual quando o assunto é comunicação da informação em ciência da informação. Utilizou-se Barreto (2005) e Pinheiro e Loureiro (1995) como base para a discussão desse aspecto. Com relação à segunda pergunta, talvez, a explicação da adoção do modelo de Shannon e Weaver na ciência da informação se dê pelo estudo dos paradigmas. Como as pesquisas iniciais da ciência da informação, em meados dos anos 50, estavam mais focadas no paradigma físico da recuperação da informação, e o modelo de Shannon e Weaver surge mais ou menos na mesma época, a apropriação foi quase imediata. Mas, com a inserção de outros paradigmas, como o cognitivo e o social nos estudos na ciência da informação, o modelo de Shannon e Weaver passou a ser desconstruído e reconstruído sob novas óticas.

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Publicado

2011-11-21

Como Citar

Inazawa, F. K., & Baptista, S. G. (2011). Modelo conceitual de comunicação da informação para estudos de interação informacional baseado em competências conversacionais em serviço de referência. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(1), 169–184. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22770

Edição

Seção

Artigos