Gestão do Conhecimento e Redesenho de Processos de Negócio: Proposta de uma Metodologia Integrada
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Gestão de Processos de NegócioResumo
Na última década, diversas abordagens voltadas à Gestão do Conhecimento (GC) foram desenvolvidas e aplicadas, visando aprimorar a geração, armazenagem, transferência e reutilização de conhecimentos. Contudo, vários projetos deixam de gerar os benefícios esperados devido à distância entre as atividades orientadas à GC e as que constituem a rotina dos colaboradores da organização, como parte de seus processos de negócio. Este artigo parte da idéia de que a aproximação das práticas de GC e das rotinas organizacionais vem se tornando essencial para o sucesso das empresas, propondo uma metodologia integrada de revisão de processos e gestão do conhecimento. Para tanto, são analisados alguns dos principais modelos de GC, identificando-se as tarefas essenciais à eficaz gestão do conhecimento. Em seguida, avalia-se a compatibilidade entre essas tarefas e os procedimentos definidos nas principais metodologias de redesenho de processos. Com base nesta análise, delineia-se uma metodologia de resenho que integra os princípios e técnicas dos dois tipos de iniciativa. A adoção dessa metodologia na condução de projetos deverá gerar processos de negócio mais equilibrados, que proporcionem uma operação eficiente e de baixo custo para empresa, ao mesmo tempo em que sistematizem as atividades de geração, armazenagem, transferência e re-uso de conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-03
Como Citar
Moreno, V., & Andrade dos Santos, L. H. (2011). Gestão do Conhecimento e Redesenho de Processos de Negócio: Proposta de uma Metodologia Integrada. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(1), 203–230. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22772
Edição
Seção
Artigos