Gestão de informações da concorrência e orientação estratégica

Autores

  • Braulio Oliveira FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.
  • Juliana de Araújo Pereira FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.
  • Josimeire Pessoa de Queiroz FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.

Palavras-chave:

Sistemas de informações de marketing, Orientação para o mercado, Informação da concorrência.

Resumo

Este artigo tem por objetivos apresentar o relacionamento do sistema de informações de marketing (SIM) com a estratégia de orientação para o mercado, e aprofundar a discussão acerca da gestão das informações relacionadas à concorrência, pouco explorada, sobretudo, quanto à sua operacionalização. Os resultados, a partir da revisão bibliográfica e de um estudo de caso apontam que, embora de fundamental importância para o sucesso do negócio, as informações são obtidas, tratadas e disseminadas de formas pouco estruturadas.

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Biografia do Autor

Braulio Oliveira, FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.

Doutor em Administração pela FEA/USP; Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Mackenzie; Professor do PPGA-FEI.

Juliana de Araújo Pereira, FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.

Mestra em Administração pela FEI; Graduada em Administração pela PUC-SP; Executiva da Termodin.

Josimeire Pessoa de Queiroz, FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.

Doutoranda em Administração de Empresas pela FEI; Mestra e Graduada em Administração pela FEI; Professora Universitária.

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Publicado

2012-04-25

Como Citar

Oliveira, B., Pereira, J. de A., & Queiroz, J. P. de. (2012). Gestão de informações da concorrência e orientação estratégica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(2), 123–142. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22789

Edição

Seção

Artigos