Produção Científica da UFRGS representada na WOS (2000-2009)

Autores

  • Sônia Domingues Santos Brambilla Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ida Regina Chittó Stumpf Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Bibliometria. Produção Científica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

Este trabalho utiliza indicadores bibliométricos de atividade, de impacto e de co-autoria para analisar os artigos publicados por autores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representados na Web of Science (WOS) no período 2000-2009. A revisão teórica aborda ciência, avaliação e indicadores de produção científica. Os artigos estão classificados pela tabela CAPES/CNPq em nove grandes áreas: Ciências Agrárias (CA), Ciências Biológicas (CB), Ciências Exatas e da Terra (CET), Ciências Humanas (CH), Ciências da Saúde (CS), Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Engenharias (E), Letras, Linguística e Artes (LLA) e Multidisciplinar (M). Compõem a amostra 9.250 artigos, desdobrados por áreas, autores, periódicos e artigos citados. A produção da UFRGS na WOS aumentou de 512 artigos em 2000 para 9.250 em 2009, com taxa média de crescimento anual de 12,69%. A maior parte está registrada em inglês e em periódicos de impacto. Sete artigos foram altamente citados, todos em inglês, colaboração internacional e publicados em periódicos de impacto. CET tem 33,19% das citações recebidas, seguida por CB e CS. A forte tendência para co-autoria comprova que a produção científica da UFRGS, na maioria, é feita em colaboração, com faixa predominante de 2 a 10 autores por trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Domingues Santos Brambilla, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/ UFRGS. Bibliotecária Pesquisadora Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Ida Regina Chittó Stumpf, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular do Depto. de Ciência da Informação e do PPGCOM/UFRGS. Coordenadora do Grupo de Estudos em Comunicação Científica/UFRGS. Doutora em Comunicação pela USP. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Edição

Seção

Artigos