A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada

Autores

  • Flavio Vieira Pontes
  • Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, teoria da classificação facetada, bibliotecas digitais, navegação hipertextual, taxonomia facetada

Resumo

Partindo da constatação de que os conhecimentos desenvolvidos pela Biblioteconomia e a Ciência da Informação não têm sido amplamente aplicados ou adaptados para o ambiente digital, apresenta-se uma abordagem baseada na classificação facetada para a organização de acervos digitais. Apresenta-se inicialmente, buscando o esclarecimento conceitual, os conceitos de informação e conhecimento, bem como da organização da informação/conhecimento. Em seguida, é brevemente discutida a importância dos esquemas classificatórios na representação e organização do conhecimento, buscando facilitar a descoberta e recuperação da informação. É apresentada, em seguida, a Teoria da Classificação Faceta, além de discutida a sua aplicação como mecanismo para organização do conhecimento em ambientes digitais. Objetiva-se a criação de mecanismos mais eficazes para a navegação e exploração destes acervos, de modo a facilitar a recuperação da informação nestes ambientes. Ao final são apresentados os resultados iniciais de nossa pesquisa, que busca determinar o valor da aplicação de uma taxonomia facetada para a organização do conhecimento em uma biblioteca digital de teses dissertações.

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Publicado

2012-12-12

Como Citar

Pontes, F. V., & Lima, G. Ângela B. de O. (2012). A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(4), 18–40. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22806

Edição

Seção

Artigos