O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto

Autores

  • Katiucia Araujo Gumieiro Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Técnico em Documentação
  • Sely Maria de Souza Costa Universidade de Brasília / Professora Adjunta

Palavras-chave:

Modelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares.

Resumo

Estuda o uso de modelos de negócios no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Objetiva identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtêm-se modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada modelo representa as particularidades das áreas das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiucia Araujo Gumieiro, Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Técnico em Documentação

Mestre em Ciência da Informação

Sely Maria de Souza Costa, Universidade de Brasília / Professora Adjunta

PhD em Ciência da Informação (Loughborough University, UK).

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Gumieiro, K. A., & Costa, S. M. de S. (2012). O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(4), 100–122. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810

Edição

Seção

Artigos