Um elogio à sedução, ou a biblioteca como espaço de leitura

Autores

  • Fabrício José Nascimento da Silveira Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG.

Palavras-chave:

Biblioteca, Biblioteca – Leitura, Leitura – Prática social, Leitura – Produção de sentido, Biblioteca – Prática cultural

Resumo

Partindo de uma experiência literária, o presente texto se propõe a tecer algumas considerações sobre os seguintes questionamentos: o que é a leitura e a quem podemos denominar de leitor? A biblioteca é de fato um espaço capaz de ampliar os recursos que dispomos para compreender e interpelar o mundo e a realidade que nos cerca? Para tanto, adota como premissas que a leitura não se configura enquanto prática de busca e de reprodução acrítica de sentidos previamente fixados pelo produtor de uma dada obra e que todo leitor deve ser compreendido como um sujeito autônomo que circula e se apossa livremente do texto, criando, a partir de seus anseios, habilidades cognitivas e lugar social, interpretações próprias para o signo que manipula. Signo originado e preservado pelas mais distintas esferas culturais, com especial destaque para as bibliotecas, uma vez que estas se portam como pouso seguro para todos os delírios, sonhos, paixões, aventuras e desventuras da alma humana. Razão pela qual adquirem, e é isto que se pretende defender, a capacidade de encantar, fascinar e seduzir até mesmo o mais intransigente dos usuários, tal qual o fez com o protagonista da narrativa aqui enfocada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício José Nascimento da Silveira, Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG.

Graduado em Biblioteconomia pela UFMG e mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade. Atualmente cursando o Doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do livro e das bibliotecas; bibliotecas públicas como lugares de práticas culturais; acervos públicos de informação e a constituição dos discursos identitários nacionais; acervos públicos de informação e a política nacional de preservação da memória e do patrimônio; e diretrizes para a formação do bibliotecário no Brasil e nos países em desenvolvimento. E-mail: fabrisilveira@gmail.com. Este artigo constitui-se como versão ampliada de um trabalho apresentado à disciplina Fundamentos da leitura e formação do leitor, do PPGCI/UFMG, ministrada pela Profa. Dra. Maria da Conceição Carvalho, a quem agradeço o incentivo e as considerações.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Silveira, F. J. N. da. (2012). Um elogio à sedução, ou a biblioteca como espaço de leitura. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(4), 142–159. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22812

Edição

Seção

Artigos