Um Estudo sobre Gestão do Conhecimento e Inovação Numa Empresa Multinacional do Setor de Fast-food: o caso da Subway

Autores

  • Paulo Henrique de Oliveira
  • Carlos Alberto Gonçalves
  • Edmar Aderson Mendes De Paula
  • Vívian Coelho Sirqueira de Assis

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Inovação. Franquia. Estudo de Caso Descritivo.

Resumo

Este artigo analisa as práticas de gestão do conhecimento e da inovação numa franquia de uma importante em-presa multinacional do setor de fast-food de Minas Gerais: a Subway. Como estratégia de pesquisa, utilizou-se um estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada realizada com o proprietário de quatro lojas dessa franquia situadas em regiões estratégicas da cidade de Belo Horizonte. Os resultados demonstraram que os processos de criação, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimen-tos entre os funcionários administrativos e operacionais são incentivados e têm alcançado resultados significati-vos nas lojas da franquia, conforme defende a teoria. Entretanto, talvez em decorrência deste modelo de negócio (franquia), esses conhecimentos produzidos e compartilhados entre tais funcionários não são aplicados em sua totalidade na inovação dos produtos e dos processos operacionais no local de vendas, pois grande parte das ino-vações e desenvolvida no ambiente da franqueadora, o que restringe o espaço de inovação nas lojas franqueadas, apesar de haver resultados satisfatórios na inovação de alguns processos gerenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-05

Como Citar

Oliveira, P. H. de, Gonçalves, C. A., De Paula, E. A. M., & Assis, V. C. S. de. (2013). Um Estudo sobre Gestão do Conhecimento e Inovação Numa Empresa Multinacional do Setor de Fast-food: o caso da Subway. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(1), 86–105. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22842

Edição

Seção

Artigos