A gestão da informação e da comunicação como fatores que influenciam o processo de inovação no contexto colaborativo
Palavras-chave:
Inovação. Desenvolvimento de Novos Serviços. Redes colaborativas. Fatores de desempenho. Gestão da informação. Gestão da comunicação.Resumo
Os serviços estão no centro da atividade econômica e a inovação em serviços tem ganhado crescente atenção. Dada a complexidade envolvente no processo de desenvolvimento de novos serviços (DNS), esse pode ser realizado através da colaboração de uma rede de empresas. Torna-se cada vez mais relevante promover pesquisas globais de serviços que concomitantemente desenham numa pesquisa interdisciplinar e cross-funcional de acadêmicos e executivos. Esta pesquisa objetivou entender o complexo processo de DNS e como esse processo acontece no contexto das redes colaborativas, contribuindo para entender como as redes colaborativas podem potenciar o processo de inovação em serviços. Esta pesquisa teve início com um estudo exploratório envolvendo quatro complexos projetos de serviços, com o objetivo de caracterizar as principais fases do processo e analisar quando as redes são formadas. Após esse estudo, um estudo qualitativo foi realizado para ter uma compreensão do papel que as redes têm no desempenho do DNS. Este estudo identificou desejáveis fatores de desempenho do processo de inovação, com o foco na importância da gestão da informação e da comunicação para o sucesso do serviço. O estudo mostrou que alguns fatores são transversais a todo o processo, entretanto a relevância dos fatores se altera ao longo das fases.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-21
Como Citar
Zaninelli, T. (2013). A gestão da informação e da comunicação como fatores que influenciam o processo de inovação no contexto colaborativo. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(2), 39–59. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22858
Edição
Seção
Artigos