Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivação para organizar e compartilhar informação na Web 2.0

Autores

  • Hercules Pimenta Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Organização da informação - Web 2.0 - Usuários – Folksonomias.

Resumo

Por meio do presente artigo propomos conhecer e refletir sobre as recentes possibilidades de organização, representação e recuperação da informação proporcionada pelo advento da Web 2.0, tratando aqui, especificamente, do uso da etiquetagem e da folksonomia. Buscou-se explorar representações conceituais, pretendeu-se compreender as potencialidades destes conceitos baseados em sistemas virtuais de organização e representação informacional. Assim, buscamos refletir sobre o que leva os usuários a executar a etiquetagem dos recursos da Web e analisar como essa motivação se relaciona com o objetivo de recuperação da informação. A pesquisa apoiou-se em uma investigação teórica com revisão de literatura sobre indexação, usuários e esquemas de representação do conhecimento na Internet. Geralmente, o que determina a utilização da etiquetagem varia entre as pessoas e os sistemas utilizados. Não é sempre que as etiquetas são atribuídas com o intuito de terem audiência, por vezes, o que se quer é organizar os próprios dados. Entende-se, por meio deste estudo, que cada indivíduo representa um caso que requer atenção específica. Não é possível estudar, um a um, todos os grupos e perfis de usuários da informação. Faz-se necessário reunir grupos com características similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hercules Pimenta Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG); especializando em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF); professor da pós-graduação e cursos de extensão na Faculdade Milton Campos (FMC-MG).

Downloads

Publicado

2013-06-04

Como Citar

Santos, H. P. (2013). Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivação para organizar e compartilhar informação na Web 2.0. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(2), 91–104. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22861

Edição

Seção

Artigos