Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos

Autores

  • José Carlos Abbud Grácio UNESP Câmpus de Marília
  • Bárbara Fadel UNESP Câmpus de Marília
  • Marta Lígia Pomim Valentim UNESP Câmpus de Marília

Palavras-chave:

Preservação Digital, Política de Preservação Digital, Gestão de Documentos Digitais, Gestão da Informação, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Instituição de Ensino Superior (IES)

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos principais aspectos relacionados à preservação digital em Instituição de Ensino Superior (IES). Discute os problemas e os desafios a serem enfrentados nesse contexto e apresenta os principais aspectos e estratégias que envolvem a preservação digital nesse tipo de instituição, destacando três: os aspectos organizacionais, os aspectos legais e os aspectos técnicos. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise da literatura da área sobre o tema. Como resultado apresenta uma política de preservação digital que contempla 15 (quinze) elementos essenciais, distribuídos nos três segmentos (aspectos) e descreve a importância de cada um para a implantação de uma política de preservação digital.

Biografia do Autor

  • José Carlos Abbud Grácio, UNESP Câmpus de Marília
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1987), mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciênica da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Marília (2002). Experiência nas áreas de Computação e de Ciência da Informação, com ênfase em Preservação Digital e Metadados.
  • Bárbara Fadel, UNESP Câmpus de Marília
    Possui graduação em História Licenciatura pelo Instituto de Historia E Serviço Social de Franca(1972), graduação em Biblioteconomia Bacharelado pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos Sp(1973), mestrado em História da America Latina Colonial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1986) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1994). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor titular do Centro Universitário de Franca, Coord. CDM - Centro de Documentação e Memória do Centro Universitário de Franca, Membro de corpo editorial da Revista do Curso de Letras, Associado do Fundação para o Desenvolvimento do Ensino Pesquisa e Extensão, Membro do Conselho Curador do Fundação para o Desenvolvimento do Ensino Pesquisa e Extensão, Coordenadora Prog. Pós- Grad Desenv. Regional do Centro Universitário de Franca, Professor Titular do Centro Universitário de Franca, Vice-Presidente Comissão de Inic. Científica do Centro Universitário de Franca e Membro do Comitê de Ética (COMEP) do Centro Universitário de Franca. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Clero Mineiro, Minas Gerais Colonial, História Social do Brasil.
  • Marta Lígia Pomim Valentim, UNESP Câmpus de Marília
    Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação e gestão do conhecimento. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional". Coordena o projeto de pesquisa Ambientes e fluxos de informação em ambientes empresariais. Organizadora autora de vários livros na área. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe / Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho "Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações" (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004. Exerceu o cargo de Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de tutora da Empresa Júnior de Gestão de Informação e Documentação (EGID) da UNESP/Marília de 2007-2008.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos. (2013). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(3), 111-129. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22875