Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos

Autores

  • José Carlos Abbud Grácio UNESP Câmpus de Marília
  • Bárbara Fadel UNESP Câmpus de Marília
  • Marta Lígia Pomim Valentim UNESP Câmpus de Marília

Palavras-chave:

Preservação Digital, Política de Preservação Digital, Gestão de Documentos Digitais, Gestão da Informação, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Instituição de Ensino Superior (IES)

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos principais aspectos relacionados à preservação digital em Instituição de Ensino Superior (IES). Discute os problemas e os desafios a serem enfrentados nesse contexto e apresenta os principais aspectos e estratégias que envolvem a preservação digital nesse tipo de instituição, destacando três: os aspectos organizacionais, os aspectos legais e os aspectos técnicos. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise da literatura da área sobre o tema. Como resultado apresenta uma política de preservação digital que contempla 15 (quinze) elementos essenciais, distribuídos nos três segmentos (aspectos) e descreve a importância de cada um para a implantação de uma política de preservação digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Abbud Grácio, UNESP Câmpus de Marília

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1987), mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciênica da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Marília (2002). Experiência nas áreas de Computação e de Ciência da Informação, com ênfase em Preservação Digital e Metadados.

Bárbara Fadel, UNESP Câmpus de Marília

Possui graduação em História Licenciatura pelo Instituto de Historia E Serviço Social de Franca(1972), graduação em Biblioteconomia Bacharelado pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos Sp(1973), mestrado em História da America Latina Colonial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1986) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1994). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor titular do Centro Universitário de Franca, Coord. CDM - Centro de Documentação e Memória do Centro Universitário de Franca, Membro de corpo editorial da Revista do Curso de Letras, Associado do Fundação para o Desenvolvimento do Ensino Pesquisa e Extensão, Membro do Conselho Curador do Fundação para o Desenvolvimento do Ensino Pesquisa e Extensão, Coordenadora Prog. Pós- Grad Desenv. Regional do Centro Universitário de Franca, Professor Titular do Centro Universitário de Franca, Vice-Presidente Comissão de Inic. Científica do Centro Universitário de Franca e Membro do Comitê de Ética (COMEP) do Centro Universitário de Franca. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Clero Mineiro, Minas Gerais Colonial, História Social do Brasil.

Marta Lígia Pomim Valentim, UNESP Câmpus de Marília

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação e gestão do conhecimento. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional". Coordena o projeto de pesquisa Ambientes e fluxos de informação em ambientes empresariais. Organizadora autora de vários livros na área. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe / Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho "Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações" (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004. Exerceu o cargo de Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de tutora da Empresa Júnior de Gestão de Informação e Documentação (EGID) da UNESP/Marília de 2007-2008.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Grácio, J. C. A., Fadel, B., & Valentim, M. L. P. (2013). Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(3), 111–129. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22875

Edição

Seção

Artigos