Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada

Autores

  • Beatriz Valadares Cendon Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Pró-Multiplicar CAPES, Treinamento, UFMG

Resumo

Em 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)aderiu ao programa Pró-Multiplicar da CAPES. O Programa visa capacitar alunos bolsistas de doutorado /mestrado da CAPES em instituições credenciadas pelo Portal, para atuar como monitores e multiplicadores na divulgação e instrução sobre o uso do Portal de Periódicos junto aos seus colegas de graduação e pós-graduação. Após o encerramento e avaliação das atividades do Pró-Multiplicar na UFMG haviam sido treinados, pelos instrutores da CAPES e das editoras presentes no Portal, 43 alunos multiplicadores e 17 bibliotecários que deram suporte ao Programa. Por meio de uma metodologia criada e aplicada pela Coordenação do Programa na instituição esses 43 alunos multiplicadores, por sua vez, realizaram 72 treinamentos para 293 alunos de graduação e pós-graduação. Considera-se, assim, ter alcançado com sucesso os objetivos pretendidos. Este artigo visa compartilhar a metodologia desenvolvida, a experiência obtida na implantação do Programa na instituição e os demais resultados preliminares obtidos nos treinamento do programa Pró-Multiplicar da CAPES na UFMG. Com base nesta experiência, o artigo também oferece sugestões para o fortalecimento do Programa Pró-Multiplicar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Valadares Cendon, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada Escola de Ciência da Informação Departamento de Organização e Tratamento da Informação Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Cendon, B. V., & Costa, M. E. de O. (2013). Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(3), 175–191. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879

Edição

Seção

Relatos de Experiências