Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
Palavras-chave:
Pró-Multiplicar CAPES, Treinamento, UFMGResumo
Em 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)aderiu ao programa Pró-Multiplicar da CAPES. O Programa visa capacitar alunos bolsistas de doutorado /mestrado da CAPES em instituições credenciadas pelo Portal, para atuar como monitores e multiplicadores na divulgação e instrução sobre o uso do Portal de Periódicos junto aos seus colegas de graduação e pós-graduação. Após o encerramento e avaliação das atividades do Pró-Multiplicar na UFMG haviam sido treinados, pelos instrutores da CAPES e das editoras presentes no Portal, 43 alunos multiplicadores e 17 bibliotecários que deram suporte ao Programa. Por meio de uma metodologia criada e aplicada pela Coordenação do Programa na instituição esses 43 alunos multiplicadores, por sua vez, realizaram 72 treinamentos para 293 alunos de graduação e pós-graduação. Considera-se, assim, ter alcançado com sucesso os objetivos pretendidos. Este artigo visa compartilhar a metodologia desenvolvida, a experiência obtida na implantação do Programa na instituição e os demais resultados preliminares obtidos nos treinamento do programa Pró-Multiplicar da CAPES na UFMG. Com base nesta experiência, o artigo também oferece sugestões para o fortalecimento do Programa Pró-Multiplicar.Downloads
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Publicado
2013-09-27
Como Citar
Cendon, B. V., & Costa, M. E. de O. (2013). Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(3), 175–191. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879
Edição
Seção
Relatos de Experiências