Representações visuais para recuperação de informação na BDTD-UFPE

Autores

  • Renato Fernandes Correa Universidade Federal de Pernambuco/Professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.
  • Jessica Monique de Lira Vieira Universidade Federal de Pernambuco/Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.

Palavras-chave:

Sistemas de Recuperação de Informação. Visualização da Informação. Organização da Informação. BDTD. Teses e Dissertações.

Resumo

Analisa a aplicabilidade de visualizações como interfaces amigáveis para Sistemas de Recuperação de Informação (SRIs), bem como discute a construção de representação visual de informações para o SRI da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A metodologia consiste em estudo de caso envolvendo análise do uso de visualizações em sites de SRIs, e discussão dos caminhos percorridos para construção de visualizações para recuperação de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Direto da UFPE. Conclui-se que interfaces de SRIs que disponibilizam visualizações transmitem informações de forma agradável e interativa, possibilitando a recuperação de documentos relevantes e garantido melhor socialização dos conhecimentos. Entretanto, a escolha da visualização a ser construída para determinado SRI, deve levar em conta não só as vantagens do uso das mesmas pelo usuário, mas também o atendimento aos requisitos de organização da informação necessários para construção de cada visualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Fernandes Correa, Universidade Federal de Pernambuco/Professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.

Doutor em Ciência da Computação pela UFPE desde 2008. Atua como professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Desenvolve pesquisas principalmente na área de recuperação de informação.

Jessica Monique de Lira Vieira, Universidade Federal de Pernambuco/Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.

Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE desde 2011. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em 2012. Desenvolve pesquisas relacionando as áreas de visualização da informação e organização da informação.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Correa, R. F., & Vieira, J. M. de L. (2013). Representações visuais para recuperação de informação na BDTD-UFPE. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(4), 18–34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22882

Edição

Seção

Artigos