Proposta de uma ontologia como modelo de referência no domínio da Memória Organizacional Histórica

Autores

  • Janete Saldanha Bach Estevão Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Faimara do Rocio Strauhs Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Memória Organizacional Histórica, Gestão do Conhecimento Organizacional, Ontologias, Representação da Informação,

Resumo

A Memória Organizacional Histórica é constituída dos principais documentos que registram a trajetória de uma Instituição. As ontologias visam dar sentido ao conteúdo destes repositórios, valendo-se da relação semântica dos termos que representam esse domínio. O presente estudo estabelece bases para a proposição de uma ontologia que sirva como modelo de referência no domínio da Memória Organizacional Histórica, a fim de promover precisão nas respostas dos sistemas de busca e recuperação da informação. O universo dessa pesquisa exploratória é representado pelas empresas participantes do Fórum Permanente de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), que já possuem iniciativas em Memória Organizacional Histórica (MOH). Identifica-se, entre outros aspectos, se estas empresas utilizam alguma forma padronizada de representação da informação, como vocabulários controlados, taxonomias ou tesauros. A coleta de dados foi feita com entrevistas em campo, seguida da análise de conteúdo e descrição dos resultados obtidos. Pretende-se que essa ontologia sirva como um modelo de referência para projetos de Memória Organizacional Histórica, podendo ser extensível pelos especialistas do domínio, a partir dos conceitos declarados e inter-relacionados nessa proposta, a tipologia documental, a coleções, a assuntos cobertos pelo acervo, público-alvo e canal de disseminação das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Saldanha Bach Estevão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Janete Estevão é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (2001), com aperfeiçoamento profissional nos EUA, sendo a primeira brasileira a ser selecionada para o IFLA/OCLC Early Career Development Fellowship Program (2006)(http://www.oclc.org/community/careerdevelopment/fellows/default.htm). É mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa em Tecnologia e Desenvolvimento (PPGTE), tendo realizado uma pesquisa em Ontologia na área da Memória Organizacional Histórica. Atuou profissionalmente como Analista de Gestão do Conhecimento no Grupo O Boticário de 2002 a 2011, projetando em 2004 o Projeto de Memória Organizacional do Grupo. Atualmente é Consultora em organização e gestão de coleções especiais das áreas de Marketing e Memória Organizacional de empresas como HSBC e Renault do Brasil. Áreas de atuação: MEMÓRIA ORGANIZACIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO; PROJETOS DE ACERVOS DIGITAIS; ORGANIZAÇÃO DE COLEÇÕES DE MARKETING E PROPAGANDA; PRESERVAÇÃO DIGITAL; ARQUIVOS DE COLECÕES ESPECIAIS. ONTOLOGIAS E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE, da UTFPR, foi criado em 1995, propondo-se a atuar no âmbito interdisciplinar, congregando docentes pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O PPGTE tem, ao longo desse período, aprofundado e amadurecido suas pesquisas, recebendo por parte do Comitê de Avaliação da CAPES, conceito 4 (quatro). O propósito deste Programa é pesquisar as transformações que estas mudanças provocam nas atividades realizadas pela sociedade no âmbito material e cultural. Nesse passo, interessa ao Programa verificar como as inovações interferem na vida das pessoas, na sua maneira de trabalhar, aprender, pensar, simbolizar e atuar no mundo.

Faimara do Rocio Strauhs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

FAIMARA DO ROCIO STRAUHS CONCLUIU O DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUCAO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EM 2003. REALIZOU SEU PÓS-DOUTORADO ENTRE 2009-2010 NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES DO PORTO (INESC-PORTO), EM PORTUGAL. ATUALMENTE É PROFESSOR CLASSE D-IV DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, ANTIGO CENTRO FEDERAL DE EDUCACAO TECNOLOGICA DO PARANA. PUBLICOU 30 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 1 SOFTWARE. ORIENTOU 6 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E CO-ORIENTOU 3, ALEM DE TER ORIENTADO 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE ADMINISTRACAO, CIENCIA DA INFORMACAO E GESTÃO INDUSTRIAL E ESTAR CO-ORIENTANDO UMA TESE DE DOUTORADO. PARTICIPOU EM 2009-2010 DE 1 PROJETO DE PESQUISA DA COMUNIDADE EUROPÉIA. ATUA NA AREA DE CIENCIA DA INFORMACAO, COM ENFASE EM METODOS E FERRAMENTAS DE GESTAO DO CONHECIMENTO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 28 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: GESTAO DO CONHECIMENTO, COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO, GESTAO DA INFORMACAO, INFORMACAO TECNOLOGICA, LABORATORIO DE ENSINO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, CRIACAO DO CONHECIMENTO, FERRAMENTAS DE GESTAO DO CONHECIMENTO, BA ORGANIZACIONAL, CAPACITADORES DO CONHECIMENTO E COMUNIDADES DE PRATICA. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE, da UTFPR, foi criado em 1995, propondo-se a atuar no âmbito interdisciplinar, congregando docentes pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O PPGTE tem, ao longo desse período, aprofundado e amadurecido suas pesquisas, recebendo por parte do Comitê de Avaliação da CAPES, conceito 4 (quatro). O propósito deste Programa é pesquisar as transformações que estas mudanças provocam nas atividades realizadas pela sociedade no âmbito material e cultural. Nesse passo, interessa ao Programa verificar como as inovações interferem na vida das pessoas, na sua maneira de trabalhar, aprender, pensar, simbolizar e atuar no mundo.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Estevão, J. S. B., & Strauhs, F. do R. (2013). Proposta de uma ontologia como modelo de referência no domínio da Memória Organizacional Histórica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(4), 35–53. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22883

Edição

Seção

Artigos