Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy

Autores

  • Angela Halen Claro Bembem Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Livre Docente em Catalogação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Palavras-chave:

Informação e tecnologia, Inteligência coletiva, Ciência da Informação

Resumo

A inteligência coletiva é tema interdisciplinar e tem sido explorado pelas mais diversas áreas do conhecimento. Como proposta totalmente ligada ao conceito de informação e às tecnologias da informação e comunicação, considera-se como pertinente a discussão do tema no escopo da Ciência da Informação. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e exploratório a partir da obra de Pierre Lévy identificando os preceitos sobre inteligência coletiva, suas ambiências e implicações. A pesquisa é de cunho documental, e se foca em determinar o estado da arte da produção sobre inteligência coletiva, verificando o que tem sido produzido por Pierre Lévy e por outros autores sobre o tema, a fim de apontar quais as possíveis intervenções da Ciência da Informação nos estudos acerca de inteligência coletiva. O estudo mostrou que no campo de Ciência da Informação existem poucas investigações de nível teórico sobre inteligência coletiva. Apesar disso, discussões sobre a representação e organização da inteligência coletiva em ambientes digitais têm sido recorrentes na atualidade, abrindo assim novos campos de aproximação entre a Ciência da Informação e a investigação conceitual e prática em inteligência coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Halen Claro Bembem, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Departamento de Ciência da Informação. Área de Informação e Tecnologia.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Livre Docente em Catalogação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Departamento de Ciência da Informação. Área de Informação e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Bembem, A. H. C., & Santos, P. L. V. A. da C. (2013). Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(4), 139–151. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22889

Edição

Seção

Artigos