Leituras sobre usuário e uso de informação na Ciência da Informação

Autores

  • Rodrigo Rabello Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Palavras-chave:

Usuário de informação, uso de informação, Annual Review of Information Science and Technology, Ciência da Informação.

Resumo

Considerando aspectos da literatura internacional da área de Ciência da Informação (CI) relacionados aos temas necessidade, busca, comportamento e uso da informação, objetivou-se explorar a trajetória histórica e as interpretações sobre os conceitos usuário e uso de informação, tomando como referencial de apoio as noções de sistema de informação e de agência dos sujeitos. Para tanto, foi delimitado como corpus 15 revisões de literatura da Annual Review of Information Science and Technology – ARIST – que trouxeram um panorama teórico sobre os conceitos estudados. A análise dessas revisões foi instrumentalizada com as tipificações sobre uso de informação propostas por Rachel Anne Fleming-May, que permitiu situar as duas fases iniciais identificadas que se particularizam por orbitar a noção de sistema de informação, sendo a primeira fase caracterizada por uma concepção mais estática de sistema e a segunda por uma acepção mais dinâmica. Por fim, observou-se na literatura da ARIST uma terceira e última fase que passou a ser mais bem visualizada a partir da década de 2000. Naquela década, os estudos passaram a considerar, complementarmente às fases anteriores, a agência dos sujeitos a partir das noções de interação e de contexto, em ações de uso, produção e apropriação de informação e de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rabello, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Rabello, R. (2013). Leituras sobre usuário e uso de informação na Ciência da Informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(4), 152–184. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22890

Edição

Seção

Artigos