A atuação da Discoteca Oneyda Alvarenga na construção do patrimônio imaterial: revendo uma trajetória.

Autores

  • Ana Paula Silva Graduada em Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
  • Alcenir Soares dos Reis Escola de Ciência da Informação/ Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, folclore, acervo audiovisual, informação

Resumo

Pretende-se, neste artigo discorrer a respeito do significado e a importância da participação da Discoteca Oneyda Alvarenga no trabalho realizado em termos dos processos de construção do patrimônio cultural Imaterial, evidenciando a sua originalidade e inovações em acervos musicológicos e etnográficos. A partir da constituição de acervo etnográfico criado através das viagens promovidas pela Missão de Pesquisas Folclóricas deu-se início no Brasil aos estudos científicos dedicados à cultura brasileira, gravados em suporte não convencional. Todos os materiais recolhidos pela Missão foram organizados por Oneyda Alvarenga e encontra-se disponível a consultas públicas na Discoteca Oneyda Alvarenga, na cidade de São Paulo - hoje este acervo encontra-se no Centro Cultural São Paulo. A discussão deste tema, no âmbito da Ciência da Informação, acredita-se, poderá contribuir no sentido de instalar-se o debate desta questão, e constituir-se em um importante espaço para a produção de conhecimento acerca da manutenção e gerenciamento de acervos não convencionais, destacando-se patrimônio cultural, folclore, acervo audiovisual, informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva, Graduada em Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Graduada em Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Alcenir Soares dos Reis, Escola de Ciência da Informação/ Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), Licenciatura em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Especialização em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), Especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), Curso de Aperfeiçoamento em Preservação, Conservação e Restauração de Documentação Gráfica pela Escola Senai Theobaldo de Nigris (1994), Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É professora Associada da Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação. Atua em fundamentos sociais da informação, metodologia de pesquisa e política educacional. Tem como foco de estudos as seguintes temáticas: acesso, democratização e cidadania informacional, informação educação e memória, políticas públicas de EAD no Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Silva, A. P., & Reis, A. S. dos. (2013). A atuação da Discoteca Oneyda Alvarenga na construção do patrimônio imaterial: revendo uma trajetória. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(4), 200–227. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22892

Edição

Seção

Artigos