Ciência da informação: histórico, delimitação do campo e a sua perspectiva sobre a área da comunicação

Autores

  • Larissa Akabochi de Carvalho Universidade de São Paulo
  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Comunicação, Interdisciplinaridade

Resumo

A partir de Saracevic, que aponta a Comunicação como um dos campos interdisciplinares da Ciência da Informação (C.I), este artigo procura estabelecer algumas relações entre essas duas áreas do conhecimento. Primeiramente, reflete sobre o histórico da Ciência da Informação e os três paradigmas (físico, cognitivo e social) que contribuíram para a delimitação do campo. Em seguida, discute a respeito das diferenças entre uma ciência moderna e uma ciência pós-moderna, assinalando que as duas se relacionam com a Ciência da Informação. Por fim, questiona a interdisciplinaridade da C.I e faz algumas considerações sobre os pontos que a separam e a aproximam da Comunicação enquanto disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Akabochi de Carvalho, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Carvalho, L. A. de, & Crippa, G. (2013). Ciência da informação: histórico, delimitação do campo e a sua perspectiva sobre a área da comunicação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(4), 241–251. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22894

Edição

Seção

Revisões de Literatura