Análise sociométrica da rede de relacionamento das bibliotecas que constituem o Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais

Autores

  • Nivaldo Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Donizeti Leandro de Souza Universidade Federal de Lavras
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Análise sociométrica, Análise de redes sociais, Redes interorganizacionais.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a estrutura da rede de relacionamentos das Bibliotecas que constituem o Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais e verificar quais instituições se mostram mais centrais na estrutura de relacionamentos. Para isto, foi adotada a metodologia de estudo de caso, considerando abordagens qualitativas (aspectos relacionais) e quantitativas (indicadores estruturais) com auxílio dos softwares Ucinet® e Netdraw® para a elaboração das matrizes sociométricas, proporcionando análises de centralidade de cada ator na rede, a presença de laços fracos/fortes e a existência de buracos estruturais na rede. Como resultado de pesquisa, foi evidenciado grande centralidade da UFJF e UFV, o que representa uma posição favorável para a busca e trocas de informações com melhores condições para gerar inovação na rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação e graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga – UNIFOR/MG, atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras, MG.

Donizeti Leandro de Souza, Universidade Federal de Lavras

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Gestão de pessoas pela Universidade Federal de Itajubá e em Gestão Executiva de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduado em Administração de Empresas com ênfase em gestão de negócios pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras e atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Oliveira, N., Souza, D. L. de, & Castro, C. C. de. (2014). Análise sociométrica da rede de relacionamento das bibliotecas que constituem o Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(1), 130–148. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22908

Edição

Seção

Artigos