Atributos Determinantes da Baixa Utilização de Bibliotecas: Estudo em uma Instituição de Ensino Pública Federal

Autores

  • Andreia Cristina Danasceno Universidade Fumec Instituto Federal de Minas Gerais
  • José Marcos Carvalho de Mesquita Universidade Fumec

Palavras-chave:

Usuários de biblioteca, Biblioteca, Marketing de serviços

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos usuários de uma biblioteca de uma instituição de ensino pública federal. Para tanto, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado que foi aplicado a 291 usuários reais e potenciais da biblioteca do IFMG – Campus Bambuí. Os dados coletados foram tratados estatisticamente utilizando os softwares Excel e SPSS 17.0 com a aplicação das análises descritiva, fatorial e discriminante. O referencial teórico foi fundamentado na revisão de literatura sobre marketing de serviços em organizações sem fins lucrativos, entre elas a biblioteca; a qualidade dos serviços oferecidos nas unidades de informação; o comportamento dos utentes de bibliotecas; a infraestrutura administrativa e técnica; a utilização das bibliotecas. Após a análise dos dados obtidos na pesquisa, identificaram-se os fatores relacionados à utilização da biblioteca que são: infraestrutura/acervo, acesso/divulgação, incentivo à leitura e hábito de leitura. Destes, o fator acesso/divulgação é o que possui maior relação com a baixa utilização dos serviços de uma biblioteca, seguido, em menor escala, do fator incentivo à leitura. Constatou-se também que, entre os entrevistados, 58% utilizam os serviços da biblioteca com elevada frequência e 40%, com baixa frequência ou não utilizam.

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Biografia do Autor

José Marcos Carvalho de Mesquita, Universidade Fumec

Economista, Mestre e Doutor em Administração, professor da Universidade Fumec.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

Danasceno, A. C., & Mesquita, J. M. C. de. (2014). Atributos Determinantes da Baixa Utilização de Bibliotecas: Estudo em uma Instituição de Ensino Pública Federal. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(1), 149–169. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22909

Edição

Seção

Artigos