Análise da Colaboração Científica Departamental através de Redes de Coautoria

Autores

  • Andréa Sabedra Bordin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Leomar Todesco Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

colaboração, rede de coautoria, análise de rede social.

Resumo

O entendimento da rede de colaboração de um departamento de Pós-graduação permite a identificação de uma série de itens relacionados ao processo de colaboração cientifica, tais como: nível de colaboração da comunidade envolvida, distância média entre os colaboradores, autores que mais colaboram, grupos que colaboram com mais intensidade etc. Através da produção bibliográfica informada ao sistema Coleta de Dados da CAPES referente ao período de 2005-2012 redes de coautoria foram criadas e analisadas através de métricas de análise de rede social. Foi encontrado um índice médio de colaboração de 3,4 autores por publicação, redes de coautoria com baixa densidade, um maior número de componentes nos primeiros anos do programa e autores com alta produtividade, porém com baixa centralidade de grau. Acredita-se que a análise e discussão dos resultados apresentados nesse artigo alcançaram o objetivo macro de diagnosticar a produção bibliográfica do programa em termos de colaboração científica e espera-se que seja uma ferramenta útil para tomada de decisão em nível organizacional e individual.

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Biografia do Autor

Andréa Sabedra Bordin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC).

Alexandre Leopoldo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)

José Leomar Todesco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)

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Publicado

2014-06-25

Como Citar

Bordin, A. S., Gonçalves, A. L., & Todesco, J. L. (2014). Análise da Colaboração Científica Departamental através de Redes de Coautoria. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(2), 37–52. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22923

Edição

Seção

Artigos