Como construir indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação utilizando Web of Science, Derwent World Patent Index, Bibexcel e Pajek?

Autores

  • Terry Lima Ruas Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Luciana Pereira Universidade Federal do ABC (UFABC)

Palavras-chave:

Cienciometria, Gestão da Ciência, Tecnologia e da Inovação, Web of Science, Derwent World Patent Index

Resumo

Este artigo apresenta um modelo de sistema de informação cienciométrico. O seu objetivo é explicar o processo de busca e extração de dados dos repositórios de publicações científicas (Web of Science) e tecnológicas (Derwent World Patent Index). Além disso, o modelo ensina também como organizar as informações. Para tanto, nas etapas de processamento dos dados utiliza-se o programa BIBEXCEL, enquanto o programa PAJEK permite fazer o mapeamento visual da informação obtida. Espera-se que este modelo contribua como um guia metodológico para a realização de estudos cienciométricos, de tal modo que permita aos pesquisadores e aos gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação sem conhecimentos avançados em computação a obter informações de forma mais prática, porém confiáveis, dos repositórios e que, a partir delas, possam construir indicadores e elaborar avaliações mais precisas de CTI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pereira, Universidade Federal do ABC (UFABC)

É Professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC. Realizou pesquisas de Pós-Doutorado no Technological Change Laboratory da Universidade Columbia (TC Lab /CUNY) e no Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). É Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli), com Estágio Sanduíche no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

2014-09-23

Edição

Seção

Artigos