Indicadores cientométricos normalizados: um estudo na produção científica brasileira internacional (1996 a 2011)

Autores

  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Univ Estadual Paulista - UNESP
  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Univ Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

indicadores cientométricos normalizados, produção científica brasileira, internacionalização da pesquisa brasileira

Resumo

Nesta pesquisa, objetiva-se: analisar comparativamente os indicadores cientométricos normalizados de produção e de citação da pesquisa brasileira, nas 27 áreas do conhecimento, a partir dos dados apresentados no portal SCImago Journal & Country Rank, no período de 1996 a 2011; avaliar a correlação entre esses indicadores, a fim de se verificar se a inserção e o impacto apresentam-se associados no desempenho brasileiro; e agrupar as áreas por meio das similaridades dos indicadores analisados. Como procedimento, para cada área, calcularam-se a porcentagem de periódicos brasileiros, a partir da opção Journal Rankings, e o índice normalizado brasileiro para os indicadores em análise, a partir da opção Country Rankings. A seguir, calcularam-se as correlações de Pearson entre os indicadores e realizou-se a análise de cluster, a fim de se agrupar as 27 áreas em função das similaridades nos indicadores. Como resultados, constatou-se que o Brasil ocupa posição acima da média dos países produtores, para todos os índices normalizados. Com exceção da média de citação, todos os demais indicadores apresentam correlações positivas. Constituíram-se quatro clusters para a atuação brasileira. Os resultados apontam que a análise conjunta e articulada dos índices normalizados possibilita uma visualização mais consistente da ciência brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Univ Estadual Paulista - UNESP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Marília.

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Univ Estadual Paulista - UNESP

Professora Livre-Docente em Estudos Bibliométricos em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Ciência da Informação da UNESP - Marília.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Cabrini Grácio, M. C., & Oliveira, E. F. T. de. (2014). Indicadores cientométricos normalizados: um estudo na produção científica brasileira internacional (1996 a 2011). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(3), 118–133. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22947

Edição

Seção

Artigos