Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica

Autores

  • Vanderlei Freitas Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves

Palavras-chave:

Ontologia, Avaliação, Tarefa intensiva em conhecimento.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das pu-blicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Edição

Seção

Artigos