Uma abordagem integrada sobre ontologias: Ciência da Informação, Ciência da Computação e Filosofia

Autores

  • Maurício Barcellos Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ciência da Informação, ontologia

Resumo

Ontologias têm sido propostas como uma alternativa para a criação de representações da realidade adequadas a computadores. Ao buscar pelo termo “ontologia” em um mecanismo de busca, abordagens bastante diferenciadas são encontradas. De fato, o termo “ontologia” tem sido empregado na Filosofia, Ciência da Computação e Ciência da Informação com diferentes particularidades. Para fazer bom uso do que as teorias ontológicas têm a oferecer é preciso entender o que tais teorias abordam e quais as suas origens. Esse artigo busca esclarecer o que significa estudar ontologias e quais as conexões o assunto pode fomentar entre diferentes campos de pesquisa. Inicia-se revisitando o sentido do termo no campo de pesquisa onde ele foi criado, a Filosofia, para em seguida buscar entender o seu uso atual em outros campos. Propõe-se então que o estudo de ontologias é um assunto genuíno e relevante de pesquisa em Ciência da Informação. Finalmente, conclui-se oferecendo uma visão sobre as oportunidades de pesquisa interdisciplinar no assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Barcellos Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Pós-Doutor pela State University of New York at Buffalo. Professor do Programa de Pós Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Almeida, M. B. (2014). Uma abordagem integrada sobre ontologias: Ciência da Informação, Ciência da Computação e Filosofia. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(3), 242–258. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22953

Edição

Seção

Artigos