Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão com a técnica de raciocínio baseado em casos

Autores

  • Eduardo Urnau UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Liane Mahlmannn Kipper UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rejane Frozza UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, planejamento estratégico, capital intelectual, técnica de raciocínio baseado em casos

Resumo

O trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema para apoio à tomada de decisão percorrendo os temas que abordam o conhecimento, as estratégias utilizadas nas empresas e o uso da técnica de raciocínio baseado em casos. A técnica de Inteligência Artificial atendeu o desafio de tornar o conhecimento parte da cultura organizacional. O estudo de caso foi realizado proporcionando à empresa análises detalhadas dos resultados. Modelos foram utilizados, para tornar esta aplicação diferenciada: linear da faixa de interesse para cada atributo; matriz simétrica de similaridade e tabela de definição dos valores por atributos. Os resultados apresentam melhoria significativa na acurácia das informações em tempo real, auxiliando na tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Urnau, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Sistemas e Processos Industriais. UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. Posição atual: Gerente de TI – Professor Universitário.

Liane Mahlmannn Kipper, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora Doutora do Departamento de Química e Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Rejane Frozza, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora Doutora do Departamento de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Artigos