A arquitetura da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria e o impacto na preservação do acervo

Autores

  • Lizandra Veleda Arabidian Universidade Federal de Santa Maria
  • Sônia Elisabete Constante Universidade Federal de Santa Maria
  • Alberto Brilhante Wolle Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Arquitetura. Biblioteca Universitária. Políticas de preservação do acervo

Resumo

O presente artigo aborda sobre ações de preservação do seu acervo no que se refere a construção e ampliação da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, foi necessário verificar parte da história da Universidade e da Biblioteca, com foco no seu projeto arquitetônico ao estilo modernista. Por isso, apresenta os arquitetos responsáveis pelo seu projeto e discorre sobre as características da sua construção e da reforma que está sendo realizada no subsolo da Biblioteca. Aponta também, as políticas de preservação adotadas até então, a fim de amenizar os problemas observados. Conclui-se que é necessário formalizar uma política de melhorias no prédio a fim de minimizar os impactos causados pelos agentes biológicos e pelos fatores ambientais, prevenir sinistros e capacitar os servidores para salvaguarda do acervo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandra Veleda Arabidian, Universidade Federal de Santa Maria

Bibliotecária da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM.

Sônia Elisabete Constante, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Santa Maria/RS, Brasil.

Alberto Brilhante Wolle, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteto da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Arabidian, L. V., Constante, S. E., & Wolle, A. B. (2015). A arquitetura da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria e o impacto na preservação do acervo. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(1), 37–53. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22970

Edição

Seção

Artigos